Técnico de caça vazamentos

Há certos vazamentos de água muito difíceis de localizar e consertar, e nem sempre dá certo fazer esse serviço por vontade própria.

Por isso, existem os técnicos/encanadores/caçadores de vazamentos de água, que trabalham para garantir um trabalho de detecção e reparo de avarias hidráulicas de forma bem mais rápida e eficaz.

A seguir, falaremos um pouco sobre o que esse profissional faz, e quando é hora de contratá-lo.

O que fazem?

Basicamente, há duas atribuições principais que os técnicos de caça vazamentos e encanadores em geral fazem.

São elas:

  • Detecção de qualquer vazamento;
  • Conserto de avarias hidráulicas variadas.

Ou seja, são profissionais diretos pela manutenção das redes hidráulicas, sejam de imóveis, seja de tubulações da rua, após o hidrômetro.

Eles fazem um exame minucioso de todas as possíveis avarias e canos e tubulações de um local, seja esse encanamento oculto ou exposto.

Para garantir um serviço mais seguro, eles usam ferramentas modernas para uma localização mais precisa do problema.

Assim, evitam muito quebra-quebra em pisos e paredes, por exemplo, e garantem um conserto mais rápido e seguro.

Ou seja, sempre que precisar de um serviço que localize e conserte vazamentos de água de qualquer tipo (principalmente os de difícil acesso), contrate os serviços desses profissionais.

Veja mais alguns detalhes dos serviços que eles prestam.

Consertos técnicos

Um dos maiores benefícios em contratar um técnico de caça vazamentos é a versatilidade deles em localizarem e consertarem praticamente qualquer avaria hidráulica.

Entre os problemas que eles resolvem, podemos citar:

Vazamentos em válvulas e caixas de descarga

Esta é uma das avarias hidráulicas mais comuns nos imóveis, e um dos chamados mais corriqueiros que técnicos e encanadores recebem.

O problema, geralmente, está em peças gastas ou danificadas desse sistema, e que precisam ser repostas com urgência antes que aumentem demais o consumo.

Um sinal de vazamento desse tipo, por exemplo, é quando começam a se formar poças de água do nada ao redor da bacia.

Vazamentos no ramal direto na rede

Essa avaria é muito corriqueira e pode ter inúmeras causas, como desgaste de peças no encanamento, aumentos constantes na pressão da água, entre outras.

Para fazer a localização do problema, muitas vezes, o técnico ou encanador precisar quebrar o piso ou parede onde se encontra o cano com a avaria.

Mesmo dando um pouco mais de trabalho, esse é outro tipo de vazamento que técnicos da área resolvem de maneira prática.

Vazamentos em cisternas e reservatórios de edifícios

Aqui o problema é complicado de localizar, pois, pode se tratar de um simples furo ou rachadura na parte interna desses reservatórios.

Por isso, a contratação de um técnico de caça vazamentos ajuda a se ver livre desse problema, já que ele usa equipamentos para detectar até as menores avarias em grandes espaços.

Vazamentos de canos alimentados pela caixa d’água

Esse tipo de vazamento aqui pode atingir qualquer parte da casa ou apartamento, em todos os tipos de cômodos que se possa imaginar.

Basta que um simples furo apareça em alguns desses canos para causar desperdícios, infiltrações, umidades e todos os tipos de transtornos hidráulicos que um vazamento causa.

Pelo fato desse tipo de avaria geralmente ser oculta, por trás de paredes, ou embaixo de pisos, ela é difícil de detectar.

Dessa maneira, a contratação de um técnico ou encanador é a melhor alternativa caso você perceba algum sinal de avaria assim.

Vazamentos em piscinas

Esta daqui é uma das avarias mais complicadas de detectar, e que dão bastante prejuízo se não forem consertadas a tempo.

Ao contratar um técnico para resolver esse problema, você estará, portanto, economizar tempo e dinheiro.

Ao encontrar a fonte do problema com rapidez, o técnico da área evita não somente a perda de água, mas, infiltrações e danos no alicerce no imóvel onde se encontra.

De um modo geral, técnicos de caça vazamentos também podem localizar e consertar pequenas avarias, como problemas em torneiras, chuveiros e canos externos.

Ou seja, eles podem resolver tanto avarias ocultas, quanto as mais visíveis, sendo recomendável fazer a contratação deles sempre que julgar necessário.

Além disso, é preciso tomar cuidado também quando tentar resolver certos tipos de avarias hidráulicas sozinho.

Veja as recomendações a seguir.

Desvantagens da falta de um técnico

A depender da situação de um vazamento de água, a sua localização e o seu conserto podem ser coisas simples, ou não.

Porém, alguns problemas são um pouco complicados de resolver, principalmente por se tratarem de vazamentos ocultos, onde não se sabe exatamente a fonte do problema.

Se resolver tentar consertar tudo sozinho, observe bem quais os problemas que isso pode acarretar:

Demora na solução

Mesmo que você tenha uma vaga ideal onde está a fonte de um vazamento oculto, ainda assim, terá muito trabalho em localizar a origem do problema sozinho.

Especialmente se não usar equipamento adequado para uma detecção mais precisa.

Com isso, um trabalho que poderia durar alguns minutos, pode demorar horas, com perda de tempo (e de dinheiro também).

Piora da avaria

Em alguns casos, vazamentos em encanamentos e tubulações são decorrentes de falhas na estruturas desses canos, ou porque estão velhos e gastos, ou por falta de qualidade.

Independente disso, se você mexer sem jeito em um cano já avariado, pode causar algum dano em outra parte desse encanamento.

Resultado: o vazamento se torna maior e mais custoso de consertar.

Acidentes com a rede elétrica

Além da rede hidráulica abastecida pela Sabesp, um imóvel comum é composto por uma rede elétrica, e, algumas vezes, o encanamento de água passa bem próximo dessa fiação.

Sem contar que a depender do estrago do vazamento, infiltrações podem atingir a fiação de uma rede elétrica, provocando choques e outros acidentes.

É pra evitar esse tipo de situação que os nossos técnicos usar equipamentos modernos, localizando o ponto exato do vazamento, e identificando por onde passa também a rede hidráulica do local.

Prejuízos financeiros

Outro ponto importante a ressaltar nesse caso de tentar consertar vazamentos de água sozinho é que corre o risco de você acabar gastando mais do que o necessário.

Mesmo sem contratar um técnico pago.

Isso porque, além da demora em solucionar a avaria, talvez você precise fazer mais quebra-quebra no local para detectar o ponto exato do problema.

Em seguida, pode ter o risco de danificar outras partes do encanamento que estavam funcionando bem.

Dessa forma, você acaba tendo que gastar com mais material e mais reformas estruturais.

Não localização de outros vazamentos

Por mais que tenha até conseguido localizar e consertar um vazamento com sucesso, às vezes, existem outras avarias iguais aquela que não detectou e que futuramente trarão prejuízos.

Ou seja: foi perda de tempo, pois, em seguida, precisará procurar novamente por outro vazamento.

Por isso mesmo, a seguir, vamos mostrar alguns benefícios de contratar técnicos e encanadores de caça vazamento para fazer esse trabalho por você.

Vantagens em contratar um técnico

Contratar os serviços de um técnico de caça vazamento traz muitos benefícios em curto e longo prazo, sendo os principais estes aqui:

Localização e conserto de todas as avarias do imóvel

A partir do momento em que os técnicos usam equipamentos para fazer uma varredura completa nas instalações hidráulicas do local, eles detectam todos os vazamentos existentes ali.

Podem ser peças gastas em torneiras e chuveiros, infiltrações devido a problemas em telhados e calhas, canos furados embutidos em pisos, tetos ou paredes, etc.

Dessa forma, tudo o que tiver de problema em se tratando de vazamentos é detectado e posteriormente consertado.

Essa reformulação completa traz economia e tranquilidade a você e a todos os moradores ou frequentadores do local.

Rapidez no serviço

Outra grande vantagem em serviços profissionais de caça vazamento é a rapidez como ele é executado.

Isso evita, por exemplo, uma grande perda de água devido à avaria, da mesma forma que não atrapalha os afazeres do cliente com um trabalho excessivamente demorado.

A maioria dos vazamentos é bem rápida de detectar e consertar, tanto por conta da experiência dos técnicos, quanto pelo uso de ferramentas adequadas.

Uso de equipamentos modernos

Para garantir não somente uma localização mais precisa e eficaz do problema, técnicos de caça vazamentos usam equipamentos, como o Geofone, por exemplo.

Dessa maneira, conseguem fazer um serviço bem ligeiro, e o melhor: sem a necessidade de muito quebra-quebra, com a prevenção a outros estragos.

Afinal, esses aparelhos permitem a identificação exata da avaria, minimizando o estrago, com o serviço sendo o menos invasivo possível.

Emissão de laudo técnico e garantia

Importante destacar também que quem trabalha de maneira profissional no ramo de caça vazamentos faz a emissão de documentos comprobatórios dos seus serviços.

Primeiramente, entregam ao cliente um laudo que comprova todo o trabalho feito nas instalações do imóvel.

Em seguida, oferecem também uma garantia (que, geralmente, é de até 2 anos), dando a segurança de que os mesmos técnicos voltem caso o problema de antes reapareça nesse período de tempo.

Preço justo pelo serviço

Outro ponto a ser levado em consideração quando se fala da contratação de técnicos de caça vazamentos é quanto ao preço que os mesmos cobram.

Esse valor é sempre calculado de acordo com a dificuldade de detectar a avaria, e também em relação à extensão do problema.

O preço para consertar simples goteiras, por exemplo, é mais barato do que reparar canos avariados embutidos em pisos, tetos e paredes.

Ou seja, o preço do serviço em si será justo de acordo com a ocasião, e valerá a pena pela comodidade e segurança.

A seguir, vamos mostrar, especificamente algumas das ferramentas que esses profissionais usam.

Equipamentos utilizados pelos técnicos

Um dos motivos pelos quais a detecção e o conserto de vazamentos de água feitos por técnicos profissionais são tão eficientes, é pelo fato de usarem ferramentas modernas.

Esses equipamentos ajudam muito na hora de resolver avarias hidráulicas com maior rapidez e sem quebra-quebra, especialmente nos vazamentos mais ocultos e problemáticos.

Veja a seguir algumas dessas ferramentas.

Geofone

O Geofone é, sem dúvida, uma das ferramentas mais usadas por encanadores e técnicos de caça vazamentos.

E isso se deve por causa da sua praticidade.

Funcionando como uma espécie de ultra-som, esse aparelho consegue detectar até micro-avarias em canos embutidos na construção.

No entanto, ele tem limitações, como não conseguir fazer a detecção de vazamentos em esgotos, por exemplo.

Mas, ainda assim, é bastante útil para evitar muito quebra-quebra e prejuízos ao cliente.

Hidrofone

Enquanto o Geofone funciona como um ultra-som, captando o barulho de possíveis avarias nos canos, o Hidrofone é uma alternativa moderna para encontrar vazamentos em grandes reservatórios.

Ele basicamente é colocando dentro d’água e detecta rachaduras e avarias diversas onde o líquido está escorrendo.

É ótimo, por exemplo, para identificar vazamentos em piscinas e cisternas sem a necessidade de esvaziar por completo esses espaços.

Infra-vermelho

Outro equipamento muito bom para detectar vazamentos de água é o infra-vermelho.

Basicamente, ele localiza avarias em canos e tubulações em geral por meio das variações de temperatura.

Funciona assim: o aparelho é colocado em locais onde provavelmente tem alguma avaria hidráulica, e o equipamento detecta o ponto mais exato da avaria onde estiver mais frio.

Mesmo que a diferença seja de alguns poucos centímetros, esse aparelho (assim como os demais dessa lista) evita muito quebra-quebra desnecessário na estrutura do lugar.

Micro-câmeras

Existem problemas hidráulicos que são muito difíceis de localizar, cujo acesso é complicado.

Tipo em canos embutidos em locais muito profundos em pisos, tetos e paredes, ou em encanamentos de esgoto (cujo problema pode ser grave a ponto de precisar de uma desentupidora).

Para esses casos, existem as micro-câmeras, introduzidas nos canos, e buscando as avarias pelo lado de dentro.

Ou seja, mais uma vez, temos um equipamento que faz a prevenção de quebra-quebra e agiliza a conclusão do serviço.

De um modo geral, são essas as ferramentas que mais os técnicos de caça vazamentos usam.

No próximo tópico, veja quando é o momento de contratar esses profissionais.

Quando chamar técnicos de caça vazamentos?

Em se tratando de vazamentos de água, é necessário que você observe pequenos sinais de avarias desse tipo em seu imóvel.

Manchas na parede, piso ou teto, goteiras em torneiras e chuveiro, azulejos se soltando, mofo e bolor em superfícies com infiltrações, entre outros, são indícios de avarias hidráulicas.

Percebendo alguns desses, e achando que não pode localizar e consertar o vazamento, a recomendação é contratar um técnico ou encanador da área.

Para resolver os problemas hidráulicos do local, você dever chamar os técnicos de caça vazamentos quando:

  • Perceber conta alta sem motivo;
  • Constatar partes molhadas que não secam em pisos, tetos e paredes, sendo provavelmente infiltrações;
  • Escutar barulho de água pingando ou escorrendo por detrás da construção do imóvel;
  • Sentir mau cheiro em ralos de chuveiros e pias;
  • Aparecimento de mofo e bolor mesmo em épocas quentes.

Ou seja, quando notar algum problema desse tipo, em geral, são problemas sérios, que precisam ser resolvidos com urgência.

E, pra isso, contratar técnicos ou encanadores especializados ajuda bastante, e faz você economizar tempo e dinheiro.

Como contatar um técnico?

Para fazer contato com técnicos e encanadores especializados, existem referências de mercado, como a Ligeirinho Caça Vazamentos.

Quando entrar em contato com os nossos profissionais, você vai receber uma orientação para conter o vazamento enquanto os técnicos não chegam ao imóvel.

Após chegar ao local da avaria, nosso técnico ou encanador vai fazer uma varredura na rede hidráulica do lugar em busca de todas as avarias em canos e tubulações em geral.

Encontrando os pontos de vazamentos, o profissional faz um orçamento de correção, e em seguida, solicita a aprovação desse documento para você.

Com a aprovação desse orçamento, o conserto é feito com a emissão de laudo e garantia.

Portanto, contratar nossos técnicos garante um serviço rápido, econômico e seguro, que possibilita a manutenção da rede hidráulica de qualquer imóvel, evitando inúmeros prejuízos.

Vale a pena pagar para esses profissionais se livrarem de vazamentos diversos para você.

Fique de olho em sinais de avarias assim, e nos contate quando achar necessário.

O nosso telefone de contato é: (11) 97084-1278.

FAQ (Perguntas frequentes)

  • Qual a diferença entre um técnico de caça vazamentos e um encanador?

    Um encanador trabalho especificamente na área da construção civil com a instalação de tubulações hidráulicas e a manutenção delas.
    Já o técnico de caça vazamentos faz a detecção e o conserto de vazamentos de água, mas, também pode realizar a manutenção do sistema hidráulico de um imóvel.

  • Como é feito o serviço de caça vazamento?

    Trata-se de um exame detalhado que faz a localização de vazamentos por meio de equipamentos adequados.
    O trabalho pode ser feito encanamentos de água limpa alimentados diretamente de concessionárias, canos de caixa d’água, e reservatórios subterrâneos de residências, comércios e indústrias.

  • Qual o valor da visita do técnico que identifica vazamento?

    A visita de técnicos de caça vazamentos é um valor padrão, que no caso da Ligeirinho é a partir de R$ 149,00.
    O valor variável do serviço prestado pelos técnicos é o conserto, que fica entre R$ 150,00 e R$ 3.000,00 a depender da extensão e da gravidade da situação.

  • Quais equipamentos os técnicos de caça vazamentos usam?

    Em geral, o aparelho que esses profissionais usam é o Geofone, que é o equipamento mais adequado para vazamentos em geral.
    Mas, a depender da situação, os técnicos usam micro-câmeras e aparelhos de infra-vermelho.

  • Por que chamar técnicos para consertar vazamentos?

    Uma das principais razões de contratar técnicos para detectar e consertar vazamentos é que, em muitos casos, essas avarias são muito complicadas de resolver.
    Como existem vazamentos ocultos que, às vezes, precisa que se quebre a estrutura do local um técnico tem como fazer isso de maneira mais rápida e limpa.

  • Qual a vantagem de contratar um técnico de caça vazamentos?

    Esse profissional trabalha com equipamentos que podem auxiliar a detectar avarias bem profundas sem a necessidade de tanto quebra-quebra no local.
    Além disso, muitos atendem 24 horas por dia, garantindo o serviço quando o cliente precisar.

  • O que é garantia dada pelos técnicos?

    Quando técnicos de caça vazamentos resolvem a avaria no local, oferecem uma garantia para o cliente, que poderá ser de até 2 anos.
    Caso o mesmo problema volte a acontecer no local antes desse tempo, e sem ter tido interferência de terceiros, os mesmos técnicos têm a obrigação de voltar e refazer o serviço.