Cavalete de água: o que é?

O cavalete é um mecanismo que garante o consumo de água do imóvel, além de servir como conector entre a tubulação da rua e os canos de casas, apartamentos, comércios, indústrias e outros locais.

Veja a seguir os detalhes sobre esse mecanismo, como fazer a sua instalação, e de que maneira se prevenir de vazamentos.

Cavalete de água: como funciona?

O cavalete de água é um mecanismo composto por tubos e canos que faz a ligação do sistema hidráulico que vem da Sabesp com o imóvel, e entre um e outro tem o hidrômetro, um aparelho que serve para medir o consumo do lugar, indicando qual a cobrança a ser feita.

A função do cavalete é conectar as tubulações da concessionária (a Sabesp, no caso de São Paulo) e as do imóvel, liberando e bloqueando a entrada de água quando o usuário abre ou fecha esse mecanismo.

Se tiverem muitas saídas hidráulicas no local (como em prédios residenciais), a recomendação é que tenha mais de um cavalete compondo o sistema.

Kit cavalete para instalação

A colocação do cavalete nos imóveis é feita por meio de um kit com os seguintes itens:

  • 01 cavalete para hidrômetro
  • Porca de ¾ de bronze
  • Tubete de ½ de bronze
  • Cotovelo galvanizado
  • Cotovelo PAD de ferro fundido
  • Tubo galvanizado a fogo
  • Registro de esfera ½ e ¾
  • Gabarito em PVC 165 mm
  • Arruela de vedação em PVC

Esse kit é vendido em lojas de materiais de construção, e basta para fazer a ligação da água no imóvel.

Cavalete de água: como é feita a ligação?

Passo 1: Colocar a caixa de proteção

A “ligação” da água nada mais é do que permitir o fluxo dele no imóvel, e inicialmente esse serviço é feito com a instalação da caixa onde o hidrômetro ficará armazenado, devendo ser feito de alvenaria, nivelado no chão.

Passo 2: Instalar o tubo corrugado

O cavalete deverá ter um tubo chamado de corrugado na parede, ligando a caixa padrão com as tubulações da rua, devendo ficar a 15 cm abaixo do terreno, pelo menos.

Passo 3: Colocar o registro

O registro que controla o consumo de água no imóvel, bloqueando ou liberando o seu fluxo, e que vai ligar a caixa de proteção do hidrômetro às tubulações internas do lugar. Esse registro deverá ficar dentro do terreno (ou do lote).

Passo 4: Falar com a concessionária

Reúna contrato ou escritura do imóvel, carnê do IPTU ou do Incra (neste último, em caso de imóveis na zona rural), e CPF e RG do proprietário do imóvel, e se dirija a um dos postos de atendimento da concessionária para solicitar a ligação da água no imóvel.

Passo 5: Realizar a ligação

A concessionária irá mandar um dos seus encanadores após a solicitação feita, e a montagem e a ligação do cavalete serão realizadas.

Marcas, tipos, preços e onde comprar cavaletes de água

Principais marcas

As melhores e mais vendidas marcas de cavaletes de água são Tigre, Deca, Docol, Polierg e Essaplast, com as três primeiras sendo as mais adequadas no quesito custo-benefício, pois, seus kits são mais resistentes às ações do tempo, e não são muito caros.

Principais tipos

Os tipos de cavaletes podem ser de água ou gás, com 1 ou mais hidrômetros, e com dimensões padronizadas nos seguintes tamanhos: 8 cm de largura, 110 cm de altura e 90 cm de comprimento, e o abrigo de instalação de 2095 mm de largura x 1000 mm de altura x 400 mm de profundidade

Preços médios

Os preços dos cavaletes podem variar de acordo com os parâmetros citados anteriormente, com um kit cavalete ¾ da Polierg, por exemplo, custando em torno de R$ 120,00, e um kit da Tigre, igualmente de ¾, custando cerca de R$ 180,00.

Onde comprar

Para comprar os kits de cavalete é necessário se dirigir a uma loja de materiais de construção, grande armazéns do ramo, ou pela internet, através de sites de compras, bem como em Mercado Livre, Leroy Merlin e C&C.

Cavalete de água: proibição de ligação clandestina

A montagem do cavalete e a ligação de água são feitas por encanador profissional ligado à concessionária de água, e não por terceiros.

Ligações clandestinas são consideradas fraudes de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com multa e pena de reclusão que varia entre 1 e 4 anos.

Além disso, ligações clandestinas podem causam problemas como contaminação da água para abastecimento de imóveis.

Cavalete de água: vazamentos de água

Responsabilidade do conserto de vazamentos

O conserto de vazamentos de água é de responsabilidade do usuário caso as avarias sejam do cavalete para dentro dos imóveis, mas, se for desse mecanismo para fora, o reparo precisa ser realizado por concessionárias como a Sabesp.

Testes de detecção de vazamentos

O primeiro teste para localizar vazamentos no cavalete é fechar o seu registro, e abrir a torneira ligada diretamente nesse ramal. Deixe a água sair por completo, e coloque um copo cheio na boca dessa torneira, e se ela sugar a água deve ter vazamentos nesses canos.

Outro teste é abrir o seu registro, e não usar água por cerca de 1 hora. Caso a numeração ou os ponteiros do hidrômetro tiverem se mexido, deve ter vazamentos nas tubulações a partir do cavalete.

Cavaletes de água: reparo com caça vazamentos

Vazamentos de água detectados por meio de testes em cavaletes ou em qualquer outro lugar no imóvel precisam sempre de conserto imediato, e, por isso, a contratação de técnicos e encanadores de caça Vazamentos é fundamental para um serviço mais rápido.

Eles podem reparar as tubulações ligadas ao cavalete, garantindo o bom abastecimento e consumo do local.

Da mesma forma, a experiencia dos profissionais da Ligeirinho lhes permitem solucionar todo tipo de avaria em uma rede hidráulica, desde vazamentos na Caixa d'água, caixa acoplada e válvula hydra, até o cavalete de água, dentre outros.

E, ainda sim, seus clientes poderão contar com as vantagens e benefícios após os serviços, como um preço justo, o laudo técnico para constetação de faturas irregulares e a garantia de 2 anos pelo reparo da avaria.

Em alguns casos, será necessário fazer a troca do sistema, comprando um novo kit de cavalete, e, neste caso, é essencial comunicar à concessionária para fazer o reparo imediato.

A preservação do cavalete de água, portanto, é essencial para o consumo correto em casas, apartamentos ou qualquer outro imóvel.

FAQ: Cavalete de água

  • Pra que serve o cavalete de água?

    Ele conecta a tubulação do imóvel com a da rua, garantindo o abastecimento no local. O sistema do cavalete tem o hidrômetro, aparelho que registra o consumo de água.

  • Quem faz a instalação do cavalete de água?

    A montagem do equipamento e a ligação da água são feitas pelos encanadores das concessionárias de cada região no Brasil.

  • Qual a altura padrão de um cavalete de água?

    O cavalete de água precisa ser colocado de forma nivelada no chão do terreno, com uma altura entre 60 cm e 100 cm em relação ao piso acabado que compõe a calçada.

  • A instalação do hidrômetro é paga?

    A concessionária que abastece cada região é que faz a instalação do hidrômetro, e o serviço é gratuito o cliente.

  • Onde fica o hidrômetro?

    De acordo com o artigo 49 da Lei 1.082, um hidrômetro precisa ser instalado em uma caixa padronizada que serve de proteção, assentada na divisa do imóvel, com o visor do aparelho voltado para a rua.

  • Como solicitar um cavalete para a Sabesp?

    Ligando para o telefone 0800-011-9911, de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h, aos sábados, das 8h às 17h e aos domingos, das 10h às 16h é possível ligar para a Sabesp, e solicitar a troca do cavalete, mas, o cliente não pode ter débitos pendentes com a concessionária.

  • Como saber se o registro está aberto ou não?

    O registro do cavalete está aberto quando se encontra na posição horizontal (geralmente, na direção dos canos), e fechado no sentido vertical, cruzando o encanamento.

  • Como descobrir vazamento no cavalete?

    Feche completamente o registro e abra a torneira ligada ao ramal. Depois que a água sair, coloque o copo cheio na boca da torneira, e se o líquido for sugado, tem vazamentos ali.

  • Como ligar a água no imóvel?

    Instale a caixa de proteção do hidrômetro, colocando o cano corrugado em seguida, e depois ponha o registro e faça a solicitação com a concessionária, levando todos os documentos necessários, aguardando a visita do encanador para montar o cavalete e ligar a água.

  • Quais os itens que vêm no kit cavalete?

    Um kit cavalete vem com: 1 cavalete para hidrômetro, uma porca de ¾ de bronze, um tubete de ½ de bronze, um cotovelo galvanizado, um cotovelo PAD de ferro fundido, um tubo galvanizado a fogo, um registro de esfera ½ e ¾, um gabarito em PVC 165 mm e uma arruela de vedação em PVC.