Cavalete de água: o que é?
O cavalete é um mecanismo que garante o consumo de água do imóvel, além de servir como conector entre a tubulação da rua e os canos de casas, apartamentos, comércios, indústrias e outros locais.
Veja a seguir os detalhes sobre esse mecanismo, como fazer a sua instalação, e de que maneira se prevenir de vazamentos.
Cavalete de água: como funciona?
O cavalete de água é um mecanismo composto por tubos e canos que faz a ligação do sistema hidráulico que vem da Sabesp com o imóvel, e entre um e outro tem o hidrômetro, um aparelho que serve para medir o consumo do lugar, indicando qual a cobrança a ser feita.
A função do cavalete é conectar as tubulações da concessionária (a Sabesp, no caso de São Paulo) e as do imóvel, liberando e bloqueando a entrada de água quando o usuário abre ou fecha esse mecanismo.
Se tiverem muitas saídas hidráulicas no local (como em prédios residenciais), a recomendação é que tenha mais de um cavalete compondo o sistema.
Kit cavalete para instalação
A colocação do cavalete nos imóveis é feita por meio de um kit com os seguintes itens:
- 01 cavalete para hidrômetro
- Porca de ¾ de bronze
- Tubete de ½ de bronze
- Cotovelo galvanizado
- Cotovelo PAD de ferro fundido
- Tubo galvanizado a fogo
- Registro de esfera ½ e ¾
- Gabarito em PVC 165 mm
- Arruela de vedação em PVC
Esse kit é vendido em lojas de materiais de construção, e basta para fazer a ligação da água no imóvel.
Cavalete de água: como é feita a ligação?
Passo 1: Colocar a caixa de proteção
A “ligação” da água nada mais é do que permitir o fluxo dele no imóvel, e inicialmente esse serviço é feito com a instalação da caixa onde o hidrômetro ficará armazenado, devendo ser feito de alvenaria, nivelado no chão.
Passo 2: Instalar o tubo corrugado
O cavalete deverá ter um tubo chamado de corrugado na parede, ligando a caixa padrão com as tubulações da rua, devendo ficar a 15 cm abaixo do terreno, pelo menos.
Passo 3: Colocar o registro
O registro que controla o consumo de água no imóvel, bloqueando ou liberando o seu fluxo, e que vai ligar a caixa de proteção do hidrômetro às tubulações internas do lugar. Esse registro deverá ficar dentro do terreno (ou do lote).
Passo 4: Falar com a concessionária
Reúna contrato ou escritura do imóvel, carnê do IPTU ou do Incra (neste último, em caso de imóveis na zona rural), e CPF e RG do proprietário do imóvel, e se dirija a um dos postos de atendimento da concessionária para solicitar a ligação da água no imóvel.
Passo 5: Realizar a ligação
A concessionária irá mandar um dos seus encanadores após a solicitação feita, e a montagem e a ligação do cavalete serão realizadas.
Marcas, tipos, preços e onde comprar cavaletes de água
Principais marcas
As melhores e mais vendidas marcas de cavaletes de água são Tigre, Deca, Docol, Polierg e Essaplast, com as três primeiras sendo as mais adequadas no quesito custo-benefício, pois, seus kits são mais resistentes às ações do tempo, e não são muito caros.
Principais tipos
Os tipos de cavaletes podem ser de água ou gás, com 1 ou mais hidrômetros, e com dimensões padronizadas nos seguintes tamanhos: 8 cm de largura, 110 cm de altura e 90 cm de comprimento, e o abrigo de instalação de 2095 mm de largura x 1000 mm de altura x 400 mm de profundidade
Preços médios
Os preços dos cavaletes podem variar de acordo com os parâmetros citados anteriormente, com um kit cavalete ¾ da Polierg, por exemplo, custando em torno de R$ 120,00, e um kit da Tigre, igualmente de ¾, custando cerca de R$ 180,00.
Onde comprar
Para comprar os kits de cavalete é necessário se dirigir a uma loja de materiais de construção, grande armazéns do ramo, ou pela internet, através de sites de compras, bem como em Mercado Livre, Leroy Merlin e C&C.
Cavalete de água: proibição de ligação clandestina
A montagem do cavalete e a ligação de água são feitas por encanador profissional ligado à concessionária de água, e não por terceiros.
Ligações clandestinas são consideradas fraudes de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com multa e pena de reclusão que varia entre 1 e 4 anos.
Além disso, ligações clandestinas podem causam problemas como contaminação da água para abastecimento de imóveis.
Cavalete de água: vazamentos de água
Responsabilidade do conserto de vazamentos
O conserto de vazamentos de água é de responsabilidade do usuário caso as avarias sejam do cavalete para dentro dos imóveis, mas, se for desse mecanismo para fora, o reparo precisa ser realizado por concessionárias como a Sabesp.
Testes de detecção de vazamentos
O primeiro teste para localizar vazamentos no cavalete é fechar o seu registro, e abrir a torneira ligada diretamente nesse ramal. Deixe a água sair por completo, e coloque um copo cheio na boca dessa torneira, e se ela sugar a água deve ter vazamentos nesses canos.
Outro teste é abrir o seu registro, e não usar água por cerca de 1 hora. Caso a numeração ou os ponteiros do hidrômetro tiverem se mexido, deve ter vazamentos nas tubulações a partir do cavalete.
Cavaletes de água: reparo com caça vazamentos
Vazamentos de água detectados por meio de testes em cavaletes ou em qualquer outro lugar no imóvel precisam sempre de conserto imediato, e, por isso, a contratação de técnicos e encanadores de caça Vazamentos é fundamental para um serviço mais rápido.
Eles podem reparar as tubulações ligadas ao cavalete, garantindo o bom abastecimento e consumo do local.
Da mesma forma, a experiencia dos profissionais da Ligeirinho lhes permitem solucionar todo tipo de avaria em uma rede hidráulica, desde vazamentos na Caixa d'água, caixa acoplada e válvula hydra, até o cavalete de água, dentre outros.
E, ainda sim, seus clientes poderão contar com as vantagens e benefícios após os serviços, como um preço justo, o laudo técnico para constetação de faturas irregulares e a garantia de 2 anos pelo reparo da avaria.
Em alguns casos, será necessário fazer a troca do sistema, comprando um novo kit de cavalete, e, neste caso, é essencial comunicar à concessionária para fazer o reparo imediato.
A preservação do cavalete de água, portanto, é essencial para o consumo correto em casas, apartamentos ou qualquer outro imóvel.