Detecção de vazamentos de água: como proceder?
A detecção e a localização de vazamentos de água, quando feitas com rapidez e precisão, resolvem avarias de uma maneira econômica e evitam, por exemplo, muito desperdício.
Só que alguns vazamentos de água são mais fáceis de localizar do que outros, e, às vezes, é necessário contar com uma ajuda profissional.
Veja agora algumas dicas de como identificar mais facilmente avarias em canos e tubulações em geral, ou, pelo menos, saber que existe algum vazamento que precisa de conserto imediato.
Vazamentos comuns
Existem tipos de vazamentos mais comuns em residências, e que podem ser mais fáceis ou mais difíceis de detectar.
Um dos lugares que mais ocorre esse problema é em descargas.
A avaria pode estar da caixa acoplada do equipamento, ou mesmo na própria encanação do vaso.
Outro local muito comum em que aparecem vazamentos é nas torneiras, caso estejam pingando constantemente, ou com água escorrendo embaixo delas.
Nesse caso, o conserto, muitas vezes, consiste em trocar ou outra peça.
Canos alimentados pela rede de distribuição também são locais muito propícios a vazamentos.
Canos alimentados pela caixa d’água e cabeças de chuveiros também são lugares onde os vazamentos são muito comuns.
Ou seja, a recomendação é ficar atento a esses locais para, a qualquer sinal de problemas, providenciar o quanto antes o conserto desses das peças danificadas.
Origens de vazamentos
Saber as causas vazamento de água é importante para fazer um conserto mais rápido.
Um dos principais motivos pelos quais acontecem vazamentos de água é o envelhecimento das tubulações, que possui uma vida útil a depender do material do qual seja feita.
Quanto mais velhos são os imóveis, e, por consequência, suas tubulações, mais as chances delas serem feitas de ferro fundido, que, com o tempo, enferrujam e se deterioram.
Entupimentos também podem ocorrer nos canos, seja pelo tempo de uso, seja pelo acúmulo de detritos.
Quanto mais obstruídos, mais a vazão de água aumenta nesses encanamentos, forçando a pressão da água, podendo causa rachaduras, buracos e até rompimentos mais graves nos casos.
Material de má qualidade, e construções e reformas mal feitas também são responsáveis por muitos vazamentos por aí.
É preciso ter cuidado não só com a qualidade do material, mas, ter a preocupação de adquirir encanamentos que sejam da mesma marca e modelo para evitar encaixes mal realizados.
Vazamentos ocultos
Basicamente, a definição de vazamentos ocultos se refere a avarias em canos e tubulações que estão “escondidas”.
Podem estar, por exemplo, no encanamento que ligam a caixa d’água ao sanitário, o ralo do banheiro ao esgoto, ou em encanamentos embutidos em solos e paredes do imóvel.
Por isso, são os mais difíceis de localizar, mesmo para profissionais experientes.
Em geral, esse tipo de vazamento acontece mais em:
- Canos na alvenaria
- Tubulações de cozinhas e banheiros
- Caixas d’água
- Piscinas
- Reservatórios
- Tubulações de esgoto
Por serem avarias ocultas, são justamente as mais perigosas, pois, quando o dono do imóvel nota algum sinal de vazamento, muita água já pode ter sido desperdiçada e as estruturas estarem comprometidas.
Dessa forma, localizar e identificar esse tipo de avaria é urgente para garantir que a rede hidráulica funcione bem.
Além disso, a localização imediata de vazamentos ocultos evita prejuízos financeiros, como aumento exagerado de conta, e até mesmo acidentes em decorrência da corrosão de lajes e alicerces no solo.
Veja a seguir algumas dicas úteis de como fazer uma localização mais rápida por conta própria, mesmo que seja apenas para adiantar o trabalho do serviço do encanador, e otimizar o conserto.
Sinais de vazamentos
É comum que vazamentos de água deixem “rastros”, mesmo que o problema ainda esteja no início e ainda não tenha causado grandes estragos no imóvel.
O melhor é que esses sinais podem ser até facilmente visualizados, o que ajudar a supor onde exatamente está o encanamento com defeito.
Veja a seguir alguns desses pequenos sinais:
Conta de água alta (sem explicação)
Uma conta alta, do nada, é sinal de que pode ter alguma espécie de vazamento no imóvel.
Porém, é necessário ficar atento para não confundir as coisas. Uma conta de água mais alta, por si, não significa vazamento.
Por exemplo: caso tenha comprado algum novo aparelho que consuma muita água (como uma máquina de lavar roupas ou de lavar louças), então, sua conta, naturalmente, virá mais alta.
O mesmo irá acontecer se a quantidade de moradores do imóvel aumentar. Ou seja: o consumo de tudo no local irá também aumentar, incluindo aí a água.
O parâmetro para achar que há vazamento devido ao aumento de conta é válido se não houver explicação plausível para a cobrança.
Manchas nas paredes e lajes
Não importa se a mancha é de mofo ou bolor, ou mesmo se a pintura do local está descascando.
Qualquer um desses alertas é um provável indício de um vazamento oculto por trás da argamassa ou alvenaria do imóvel.
As causas podem ser desde água da chuva infiltrada por falta de impermeabilização e por defeitos nas telhas, ou devido a danos nos canos que passam por aquele local específico.
Paredes com bolhas também podem ser sinal de que tem alguma avaria por ali envolvendo acúmulo de água.
De qualquer jeito, já é um indício forte de onde exatamente está o vazamento, facilitando a detecção mais precisa feita por um encanador profissional.
Azulejos e pisos descolando
Outro sinal bem visível de que deve ter um vazamento oculto em paredes e pisos, por exemplo, é quando se nota que azulejos e pisos estão descolando da superfície.
Isso acontece por causa do acúmulo de água em um mesmo local, amolecendo a argamassa ou o gesso, e fazendo com que rejuntes percam a eficácia.
Por isso, se notar esse tipo de problema é quase certo de que tem algum vazamento ou infiltração naquele mesmo local.
Poças de água
Vazamentos ou infiltrações podem provocar também o aparecimento de poças de água em determinados lugares do imóvel, mesmo sem o consumo naquele momento.
Onde isso mais acontece é próximo de pias, do vaso sanitário ou de outros locais que tenha saída de água, como lavanderias.
Caso apareçam poças nesses locais é preciso achar o quanto antes a origem do problema para evitar desperdícios ou mais reformas desnecessárias.
Chão sempre molhado no quintal
Se o quintal estiver sempre molhado, mesmo em dias de sol, independente se no chão tem grama ou tem piso de cerâmica, significa que deve ter algum problema nas tubulações de esgoto dali.
O aparecimento repentino de lodo no chão também denuncia esse problema, principalmente quando o clima estiver bem seco.
Torneiras e chuveiros pingando
É relativamente comum que torneiras e chuveiros comecem a pingar depois de um tempo de uso.
Nesse caso, o mais recomendado será fazer a troca parcial ou total da peça, se o problema for mesmo de desgaste.
Importante sempre adquirir material de ótima qualidade, resistente e que não corroa com facilidade, já que são peças que vão ficar sempre em ambiente de umidade e molhadas.
Detectar vazamentos
Outras formas de fazer a localização de vazamentos de água e infiltrações também é observando certos lugares.
A seguir, algumas dicas quanto a isso:
Detecção de vazamento no chão
Uma dos locais onde mais pode ocorrer um vazamento é no chão, mais precisamente por debaixo do piso, na tubulação que passa por ali.
Detectar vazamento de água no chão, muitas vezes, exige equipamentos especializados, mas, é possível fazer a localização desse problema você mesmo, porém, com um pouco de paciência.
A primeira forma de tentar localizar um vazamento no chão é escutar sons diferentes na extensão da encanação do local.
Se for um local com azulejos, o mais indicado é ir batendo até achar um som parecido com oco.
Em geral, a argamassa do piso fica suspensa, sendo possível localizar o ponto exato do defeito só de olhar.
Toda boa tubulação é instalada em linha reta e em curvas de 90°, o que pode proporcionar um bom ponto de partida (como o registro do banheiro), e ir seguindo nessa direção.
Detecção de vazamento na tubulação
Para detectar vazamento de água na tubulação, faça muitos testes, como desligar todas as torneiras e eletrodomésticos que fazem uso de água, anotando em seguida a numeração do hidrômetro.
Se depois de 1 hora, essa numeração aumentar, então há vazamentos nas tubulações do imóvel.
Se a tubulação da qual você suspeita estar com vazamento está por detrás da parede ou embaixo do piso, testes com batidas pode ajudar a localizar o foco com maior precisão.
Ou simplesmente o vazamento pode ser na tubulação próxima a torneiras e vasos sanitários, que são os locais com maior índice de vazamentos em um imóvel.
É preciso observar vazamento de água nesses locais sempre.
Detecção de vazamento no teto
Uma das formas de detectar vazamento de água no teto é observar constantemente esse local do imóvel para constatar se existe alguma infiltração em um ou outro local.
Contudo, geralmente, esse problema fica mais visível com um vazamento grande.
Quando se tratar de um possível pequeno vazamento, pequenos pontos podem denunciar o problema, mofo, flacidez e goteiras constantes, mesmo sem chover.
As causas mais comuns para vazamento de água no teto são telhados danificados, canos entupidos, tubos com vazamentos, banheiro impermeabilizado de maneira inadequada, e equipamentos que podem apresentar avarias, como geladeiras e máquinas de lavar.
É importante ter como detectar vazamento de água no teto, pois, infiltrações constantes podem ocasionar falhas na estrutura do imóvel, chegando ao ponto de provocarem acidentes.
Testes para detectar vazamentos
Além dos sinais que geralmente denunciam vazamentos, há ainda alguns testes que ajudam a ter uma noção de onde se encontra a avaria, ou, pelo menos, se existe vazamento no imóvel ou não.
Veja alguns deles.
Verificação do hidrômetro
Nesse testes aqui tire uma foto do hidrômetro, ou anote os dois últimos números do mostrador.
Depois, passe cerca de hora sem usar água no imóvel, principalmente descargas e máquinas de lavar.
Se depois desse tempo, houve alteração na numeração do hidrômetro (mesmo que mínima), então, deve haver algum vazamento oculto no imóvel.
Caixa d’água
Esse outro teste é bem simples também, bastando fechar o registro que alimenta a caixa d’água, e depois marcando o nível em que a água se encontra no reservatório.
O ideal é passar algumas horas sem usar água no imóvel (pelo menos, umas 12).
Se após esse tempo, o nível da água diminuiu, então, deve ter algum problema na válvula do reservatório, na estrutura dele, ou então nos canos que ligam a caixa a outros locais do imóvel.
Torneira e chuveiro
Para a realização desse teste aqui você só vai precisar fechar o registro da rua e ligar uma torneira que receba água diretamente da empresa de abastecimento.
Deixe a água escorrer dela por completo e depois coloque um copo cheio na boca da torneira.
Se ela sugar a água do copo, provavelmente há vazamentos nas tubulações que trazem água da rua para o imóvel.
Cisterna
Por fim, temos esse teste aqui, que consiste em fechar o registro de saída do reservatório e prender a boia.
Marque o nível da água e se depois de 1 hora ela baixar, então deve ter vazamento nos canos que se conectam ao local.
Vazamentos em apartamentos
Um dos maiores problemas relacionados a vazamentos é com relação a determinar o responsável pelas avarias em apartamentos.
Isso se deve ao fato de que existem três possibilidades para saber a origem de vazamentos em apartamentos.
São elas:
Quando o vazamento vem da rede vertical
A rede vertical de um sistema hidráulico em condomínios se refere aos canos alimentados da rua (no caso de São Paulo, pela Sabesp) e que abastecem o prédio como um todo.
Se a origem da avaria vem da rede vertical, significa que o condomínio é que tem a responsabilidade de fazer o conserto do problema e ressarcir os proprietários de apartamentos em eventuais prejuízos.
Ou seja, nesse caso específico, o síndico do prédio deverá ser alertado o quanto antes, com ele contratando os serviços de caça vazamentos de uma empresa para resolver o caso.
Quando o vazamento vem da rede horizontal
Neste caso a responsabilidade pela detecção e o conserto das avarias é dos proprietários dos apartamentos com vazamentos.
Isto porque a rede horizontal traz a água que vem da rede vertical e redistribui entre as unidades.
A questão, contudo, é saber de onde vem a avaria, pois, um apartamento com vazamento pode danificar o imóvel do vizinho, e este achar que o problema está na sua unidade.
Por esta razão, é importante observar bem os sinais de possíveis vazamentos em apartamentos e contratar um técnico na área.
Quando descobrir a origem do problema, o dono da unidade prejudicada pode arcar com o conserto ou exigir que o vizinho ou o síndico tomem providências com a responsabilidade seja deles.
Entre os sinais mais evidentes para localizar vazamentos em apartamentos, podemos citar os seguintes:
- Cortinas úmidas em tempos secos e sem incidência de chuvas;
- Móveis mofados (cujo mofo pode vir pelas paredes ou no chão);
- Tapetes e carpetes igualmente úmidos, assim como as cortinas;
- Estafados, como camas e poltronas, com mau cheiro;
- Paredes e tetos com manchas de coloração amarelada;
- Azulejos escurecidos ou se soltando.
Ou seja, são sinais que basicamente podem ser de uma casa ou de qualquer outro imóvel.
O importante é ficar alerta para esses indícios e acionar o síndico do local sempre que for necessário.
Vazamentos em piscinas
Um dos locais mais difíceis de achar vazamento numa residência é nas piscinas, já que se trata de um local amplo, e de verificação um pouco mais complicada.
No caso de piscinas de alvenaria, por exemplo, coloque uma fita adesiva no nível atual da água, e veja se esse nível abaixa depois de algumas horas.
Assim, dá pra saber se, pelo menos, há vazamento no local que precisa de reparos.
Outras formas de saber se há vazamentos numa piscina é verificando o funcionamento dos seus equipamentos, como a bomba.
Um vazamento pode acontecer também nas paredes da piscina e no seu fundo.
Caso esteja tudo em funcionamento da casa das máquinas, faça a verificação na estrutura do local, vendo se tem rachaduras, azulejos soltos e bolhas na estrutura como um todo.
Nas piscinas que possuem iluminação, o problema pode estar em canos, retornos, grelhas de sucção, hidromassagem e aquecedor.
Fora isso, existem outros testes: coloque um balde com água da piscina, colocando-o dentro dela, sem que as águas se toquem.
Depois de 24 horas, se o nível da água da piscina estiver menor que do balde, há vazamento ali.
Vazamento em esgoto
Vazamentos de esgoto são mais comuns do que se imagina, e precisam ser resolvidos o quanto antes assim que perceber pequenos sinais de que algo está errado.
Para descobrir vazamento em esgoto, um dos primeiros sintomas é o mau cheiro que impregna o imóvel.
Quando tem algum problema nos sistemas de esgoto é comum ter odor fétido saindo pelos ralos do banheiro e também nas pias.
Fora isso, é bastante corriqueiro virem barulhos estranhos do chão. São, geralmente, sons de algo trepidando ou enroscando em algo.
Esses barulhos tanto podem ser bastante forte, como quase imperceptíveis.
Infiltrações e umidades no piso também são formas de detectar vazamento em esgoto.
Acontece muito em locais sem revestimento, só no contrapiso, que pode ficar constantemente com aspecto molhado.
Quando o vazamento é acentuado, o local fica com umidade constante, então pode ser a hora de contratar uma desentupidora.
Riscos de não achar vazamentos
Há muitos problemas que aparecem se um vazamento não for localizado com rapidez e consertado em seguida.
Observe as complicações que isso traz para não deixar isso acontecer em seu imóvel:
Prejuízos financeiros
Um vazamento de água em longo prazo pode provocar muito desperdício, gerando conta alta.
No entanto, não é apenas esse prejuízo em dinheiro que uma avaria hidráulica traz.
Ela também pode compromete a estrutura do local, de lajes aos alicerces no subsolo, passando pelas pinturas e azulejos nas paredes, o reboco caindo e por aí vai.
Ou seja, além de uma conta de água elevada, esse tipo de problema pode obrigar você a fazer reformas de urgência e que não estavam em seu orçamento.
Problemas de saúde
Se um vazamento de água passar muito tempo, e não for feita a detecção e o reparo dele com rapidez, ele pode adoecer os moradores ou freqüentadores do imóvel.
Com água acumulada em determinadas regiões, o local vai criando mofo, bolor e lodo, espalhando micro-organismos pelo lugar todo.
São fungos e bactérias que podem provocar problemas respiratórios ou doenças de pele.
Portanto, a não localização imediata dessas avarias, ainda por cima, faz você também ter prejuízo financeiro, no sentido de ter que tratar doenças que poderiam ser evitadas.
Racionamento na região
Outro ponto que pode trazer transtornos se você não localizar e consertar avarias hidráulicas no seu imóvel com agilidade é contribuir para um maior racionamento do bairro onde mora.
Mesmo que estejamos falando de uma simples goteira pingando, é importante destacar que só esse problema já desperdiça centenas de litros de água em pouco tempo.
Agora, imagine outros pontos de vazamentos em uma única casa, e, ao mesmo tempo, casas com problemas similares na mesma região?
Isso certamente traz enormes desperdícios, o que pode acarretar em racionamentos severos com o passar do tempo.
Portanto, a prevenção desse problema é importante para outras pessoas.
Desvalorização do imóvel
Vazamentos contínuos, e que não tiveram a atenção devida para a detecção e o conserto dessas avarias, podem prejudicar o imóvel de tal forma que ele fique desvalorizado.
Infiltrações e problemas hidráulicos diversos podem deteriorar a estrutura do local por dentro e por fora, deixando um aspecto feio no imóvel, desvalorizando o lugar tanto pra vender, quanto para alugar.
Por isso, é importante resolver o mais rápido possível esse tipo de avaria para garantir que sua casa ou apartamento estejam em boas condições, mesmo com o passar do tempo.
Serviços de caça vazamentos
A detecção de um vazamento de água pode ser uma tarefa simples quando a avaria é visível, como goteira pingando ou canos expostos claramente danificados.
Mas, existem muitos problemas ocultos que, vez ou outra, surgem nos canos e tubulações de um imóvel.
Mesmo que apresentem sinais visíveis, como manchas de mofo e bolor nas paredes, nem sempre é fácil encontrar a origem do problema.
Por isso, a hora certa de contratar os serviços de um técnico de caça vazamento é quando notar um problema nos canos e tubulações do local, mas, não consegue fazer a detecção, nem o conserto da avaria.
Um serviço de caça vazamento começa a ser prestado quando se entra em contato com esses profissionais, e segue as seguintes etapas:
Conversa inicial
Primeiramente, é preciso fornecer todas as informações possíveis ao técnico na hora do contato, indicando quais os sinais de avarias que está vendo naquele momento.
Informe se percebeu alterações na leitura frequente do hidrômetro e coisas do tipo.
Isso ajuda na hora de fazer uma detecção mais precisa do problema, e em alguns casos o encanador ou técnico indica procedimentos preventivos antes que ele chegue para a visita.
Visita do técnico
Chegando ao imóvel, o técnico irá fazer uma varredura completa no local, baseada nas informações fornecidas por você.
Isso pode levar algum tempo caso tenham muitos sinais de avarias espalhados pelo imóvel.
Localização das avarias
Em seguida, acontece a detecção precisa de todos os vazamentos de água que se encontram no local com a ajuda de equipamentos modernos (ver o próximo tópico).
Com isso, os técnicos ganham tempo e evitam muito quebra-quebra desnecessário, garantindo poucos gastos para o cliente.
Orçamento para o conserto
Depois disso, é elaborado um orçamento da correção, documento que detalha todas as etapas do conserto, mostrando quais peças precisam ser compradas para reposição e o preço do serviço em geral.
Com o orçamento aprovado pelo usuário, o reparo tem início, e terá uma garantia de, pelo menos, 2 anos.
Agora, veja a seguir quais os aparelhos mais usados por técnicos da área para fazer a detecção mais adequada possível desse tipo de avaria.
Equipamentos de detecção
Alguns aparelhos são bastante úteis para os técnicos que trabalham na área fazerem uma detecção mais rápida e limpa até das avarias mais profundas nos canos e tubulações.
Entre os que mais auxiliam nesse sentido, podemos citar:
Geofone
Esse é o aparelho mais usado por técnicos e encanadores da área simplesmente porque ele é fácil de usar e bastante eficaz no serviço de identificação de avarias bem complicadas de achar.
Ele funciona como se fosse uma espécie de ultra-som, captando ruídos e vibrações por detrás de pisos, tetos e paredes.
Caso tenha algum vazamento oculto nesses locais, o Geofone tem como localizar o ponto exato, fazendo o técnico escutar o barulho de água escorrendo ou pingando.
Porém, mesmo sendo eficaz para a detecção de vazamentos ocultos, ele não consegue auxiliar na localização de todos os tipos de avarias.
Na verdade, o Geofone só encontra problemas de vazamentos em redes pressurizadas.
Ou seja, redes de esgotos ou de água pluvial não podem ter avarias identificadas por esse aparelho.
Muitos técnicos ainda usam uma haste de escuta no Geofone para facilitar a detecção de um som mais diferenciado nas tubulações.
Câmera termográfica
Neste caso aqui, os técnicos de caça vazamentos utilizam aparelhos especiais que possuem sensores e tecnologia de infra-vermelho.
Acontece que onde tem um vazamento de água, geralmente, a temperatura diminui, e nesse sentido, aparelhos termográficos ajudam a identificar essas variações de quente e frio.
A câmera, então, reproduz imagens do encanamento a fim de que se tenha uma espécie de raio-X do local.
Assim como o Geofone, as câmeras termográficas são bastante precisa na detecção de avarias mais complicadas de achar a fonte.
Manômetro
Esse daqui é outro equipamento bastante eficiente, principalmente porque faz a detecção de avarias dentro de recipientes e reservatórios com água, ou seja, no ponto mais próximo possível da avaria.
Basicamente esse aparelho mede a pressão atmosférica para verificar se sistemas hidráulicos com bombas e pressurizadores, por exemplo, está funcionando bem ou tem avarias.
Ótimo para detectar problemas em piscinas ou grandes reservatórios, por exemplo.
Hidrômetro
Assim como o aparelho anterior, o Hidrômetro faz mediações dentro da água, facilitando a detecção de avarias em locais de difícil acesso.
Só que ao contrário do outro, este daqui mede não a pressão, mas, o volume de água que passa por certas tubulações, especialmente de imóveis como casas, apartamentos, comércios e indústrias.
Através desse cálculo do volume, é possível saber se tem algum ponto com avaria, no qual a água esteja se perdendo.
Lembrando ainda que esses não são os únicos equipamentos modernos que técnicos da área podem usar.
Há, ainda, um kit para localização específica de vazamentos em piscinas, geralmente composto por um manômetro e outros pequenos utensílios.
Mas, no geral, são esses os mais usados, o que já facilita bastante o trabalho do encanador, e evitam uma série de transtornos, como veremos a seguir.
Vantagens de usar equipamentos de detecção
Não é à toa que muitos técnicos de caça vazamentos usam esses equipamentos, pois, a utilização deles traz muitos benefícios (tanto para o cliente, quanto para o próprio encanador).
Veja os principais:
Evita quebra-quebra
Um dos grandes problemas no serviço de caça vazamentos antigamente era que o técnico ou encanador foi solucionado com esses equipamentos modernos.
Mesmo tendo uma pequena noção de onde estava a avaria, precisava quebrar muito a estrutura do local para achar a origem do problema.
Com esses atuais equipamentos, não tem isso, pois, eles localizam exatamente o ponto mais preciso da avaria.
A partir disso, o técnico vai quebrar a laje, o azulejo, o piso ou a parede no local certo, evitando, inclusive, que o cliente tenha que gastar com grandes reformas depois.
Menos gastos para o cliente e menos trabalho para o encanador.
Encontra outras avarias
Isso acontece muito quando se trata de vazamentos ocultos nos imóveis: quando achamos que o vazamento é só em um determinado local, na verdade, existem outras avarias espalhadas pelos canos.
Com o uso de equipamentos modernos por técnicos de caça vazamentos, esse tipo de problema não acontece.
Ao contrário: os aparelhos ajudam a detectar qualquer problema na rede hidráulica, dos mais simples e visíveis aos mais complexos e difíceis de achar.
Dessa forma, ocorre uma verdadeira reforma completa nas tubulações do imóvel, evitando muitos prejuízos futuros.
Evita danos na rede elétrica
Outra coisa muito comum que acontecia antes era, durante o processo de localização de um vazamento, uma fiação da rede hidráulica sofrer algum dano, dando mais transtornos ainda.
O uso de aparelhos como Geofone, câmeras termográficas e por aí vai, evitaram muito isso.
Com eles, os técnicos sabem exatamente por onde passa cada sistema de funcionamento do imóvel, de canos a fios elétricos embutidos.
O que evita, inclusive, acidentes sérios durante o processo de localização do vazamento.
Não fazem barulho, nem sujeira
Outra grande vantagem do uso de equipamentos como Geofone é o fato deles serem eficazes e não gerarem estresse para o cliente.
Além de não fazerem barulho alto e incômodo, eles evitam muita sujeira no imóvel, pois, como a detecção é feita no ponto mais exato possível, não há grande quebra-quebra.
Dessa forma, a única sujeira será feita no preciso ponto da avaria, otimizando o serviço, fazendo o conserto de maneira mais rápida.
Ou seja, a contratação de técnicos para a localização de avarias hidráulicas, além do resolver o problema com profissionais, o reparo é feito por esses aparelhos, garantindo um meno preço pelo trabalho.
Principalmente se, por conta própria, o usuário apenas desconfia onde está o vazamento, mas, não sabe sua origem, nem como consertar.
Contrate os nossos técnicos
Os técnicos e encanadores que trabalham para a Ligeirinho Caça Vazamentos trabalham todos com esses equipamentos modernos citados anteriormente.
Assim, conseguem fazer uma detecção bem mais adequada e menos danosa na estrutura até dos imóveis mais antigos.
Por isso, se percebeu sinais de vazamentos no seu imóvel, que acha que são difíceis de detectar e consertar chame os nossos técnicos e resolva de vez esse incômodo.
Você não vai se arrepender.