Caixa acoplada: o que é?

A caixa acoplada é um item hidráulico usado para descarga no vaso sanitário, e, nos últimos anos, ela substituiu a válvula hydra, que tinha essa mesma finalidade.

A seguir, mais detalhes sobre essa peça.

Caixa acoplada: como funciona?

A caixa acoplada é um pequeno reservatório ligado ao vaso sanitário que serve para liberar água da descarga com mais facilidade do que as antigas válvulas hydra.

Na caixa acoplada, há o armazenamento de um limite de água (geralmente 6 litros), que enche cada vez que a descarga é acionada.

Pra isso, ela possui canos que se ligam com a caixa d’água, além do próprio sistema que se liga ao vaso sanitário.

Caixas acopladas: principais tipos

Caixa baixa

Aqui, trata-se de uma caixa acoplada instalada diretamente na estrutura do próprio vaso sanitário.

É a mais usada nos imóveis, sejam casas, apartamentos e prédios comerciais, por exemplo.

Caixa alta

A caixa alta também é chamada de “elevada” ou “descarga de cordinha” e se trata de um reservatório suspenso, conectado ao vaso sanitário por meio de um cano reto e fino.

É bastante usada em banheiros de ambientes externos, ou em residências provisórias.

Em relação à caixa baixa, a alta quebra com mais facilidade, e visualmente não é a mais indicada, mesmo sendo um sistema mais barato que o primeiro.

Caixa acoplada: como é feita a instalação?

Passo 1: Medição do local

Para uma instalação de uma caixa acoplada, o primeiro passo é medir o espaço entre o vaso sanitário e a parede para que o reservatório possa caber naquele local específico.

Passo 2: Testes de pressão

Em seguida, é necessário fazer testes de pressão para garantir que a caixa acoplada encha de forma correta.

Pressão baixa impede um abastecimento rápido do reservatório, e alta pode causar transtornos como água transbordando do local.

Passo 3: Troca do vaso (se necessário)

A troca do vaso antigo se dá quando ele não é compatível com a caixa acoplada, sendo que esta, muitas vezes, é vendida em conjunto com o vaso sanitário.

A troca precisa ser com cuidado, pois, será necessário fazer a quebra do piso para realizar a instalação, e para isso a recomendação é contratar os serviços de um técnico de caça vazamentos.

Caixa acoplada: vantagens e benefícios

Economia

Ao contrário da válvula hydra, que despeja uma grande quantidade de água para descarga, o gasto com a caixa acoplada é mais controlado, garantindo maior economia de recursos.

Instalação

A instalação de uma caixa acoplada em um vaso sanitário na rede hidráulica do banheiro é simples, mesmo quando é necessário quebrar a estrutura do piso com os serviços de um encanador.

Manutenção

A manutenção e o conserto de avarias como vazamentos na caixa acoplada são ações bem simples, muitas vezes, sendo necessário fazer apenas a troca de peças como a boia e algumas partes da vedação.

Caixa acoplada: como escolher e comprar?

Tipo de acionamento

Para escolher a melhor caixa acoplada pata o banheiro do imóvel, é necessário saber se quer uma de acionamento simples ou duplo.

A segunda opção é um pouco mais cara, mas, compensa com a economia de água que proporciona.

Pressão de água no imóvel

A escolha pela caixa acoplada também passa pela pressão da água na casa, apartamento, e outros imóveis, variando entre os lugares.

Um local de pressão baixa faz com que o tempo de acionamento da descarga seja maior, causando mais gastos. Por isso, o ideal é aumentar a pressão da rede com regulagem da entrada ou pressurizador.

Fluxo de água

O fluxo está diretamente relacionado com a quantidade de moradores ou frequentadores do imóvel.

Se forem muitas pessoas, a caixa baixa é a mais recomendada, pois, sua manutenção é mais simples e também é resistente a vazamentos.

Visual e função

Também é necessário levar em consideração a parte estética da caixa acoplada, se o modelo ou dimensões do reservatório ficam bem no conjunto com o vaso sanitário.

A caixa baixa é a recomendação mais adequada para um visual mais simples, e combinada com todos os tipos de banheiros possíveis.

Marcas, tipos e preços e local de compra

Marcas

As principais marcadas de caixas acopladas são Deca, Celite, Universal, Incepa, Astra, Flori, Hervy, Lorenzetti e Roca, com as duas primeiras sendo as melhores no quesito custo-benefício.

Tipos

Os tipos de caixas acopladas em relação ao uso são as convencionais e as de duplo fluxo (ou acionamento).

Em se tratando das dimensões, podem ser entre 30 a 40 cm, 40 a 50 cm, 50 a 60 cm, 60 a 70 cm, 80 a 90 cm.

A caixa acoplada vem em kits separados, ou com o vaso sanitário e outras peças.

Preços

Os preços de caixas acopladas variam de acordo com os fatores citados anteriormente, entre R$ 150,00 (apenas o reservatório) e R$ 650,00 (junto com o vaso sanitário e outras peças).

Onde comprar

A compra da caixa acoplada (tanto ela sozinha, quanto o kit com o vaso e as outras peças) pode ser feita em lojas de materiais de construção, grandes armazéns ou em sites de compra, como Mercado Livre, Leroy Merlin e C&C.

Caixa acoplada: origens dos vazamentos

Vazamentos e consequências

Não é segredo que vazamentos de água pode gerar grandes danos a estrutra de um imóvel, aumentar a conta de água, gerar desperdícios e, ainda sim, causar estresses e preocupações, tendo que recorrer a recursos que, muitas vezes não são viáveis pra solucionar o problema temporariamente.

Tendo isso em mente, para saber a origem de um possível vazamento na caixa acoplada, conheça uma dessas três causas:

Causa 1: Problema na boia

Falta de regulagem na boia pode provocar vazamentos que precisam de reparo, já que esse problema pode encher demais o reservatório, provocando transbordamentos.

Causa 2: Problema na vedação

Esse defeito aqui é mais complicado de consertar que o anterior, exigindo experiência e paciência de quem for fazer o reparo nas borrachas desse sistema que, possivelmente, estão gastas.

Causa 3: Desgaste de peças em geral

Desgastes na contra-porca de suprimento e na saída de descarga podem causar vazamentos, sendo necessária a troca dessas peças com urgência, seja um conserto por conta própria, ou de um encanador.

Caixa acoplada: detecção de vazamentos

Detecção 1

Tire a tampa da descarga e ponha cerca de 10 gotas de corante alimentar de cor bem forte, e aguarde 12 a 24 horas sem usar o sistema de descarga, e se esse corante tiver saído do outro lado, então, vazamento no local, com o problema podendo estar na saída da caixa.

Detecção 2

Acione a descarga e veja se a água continua a cair no vaso, mesmo após terminar de apertar o botão, ou se há barulho de algo escorrendo. Em ambos os casos, deve ter vazamento no mecanismo da caixa acoplada.

Detecção 3

Se a água estiver escorrendo, com poças no chão, então, o problema pode estar na parte externa da caixa, como nos aneis de vedação e na rosca que fica na base, que podem estar ajustados de maneira errada, ou simplesmente frouxos.

Caixa acoplada: conserto de vazamentos

Boia regulada

O conserto da boia (gasta ou danificada) pode ser feito retirando-se a tampa da caixa acoplada, e apertando os parafusos que ficam na base da boia, bem acima do “pistão”. Caso não resolva o problema de transbordamento de água, chame um encanador para o reparo.

Válvula consertada

Remova a tampa da caixa, tira as duas porcas do parafuso do arremate e ponha o reservatório no chão, e em seguida tire a arruela da espátula, levando a uma loja de construção e comprando uma nova, instalando-a e repondo a caixa no mesmo lugar, fazendo testes depois.

Caixa acoplada para substituição

Quando a caixa no geral está bastante gasta, e não apenas algumas poucas peças dela, a recomendação é comprar uma nova, verificando com atenção as informações de cada fabricante, e se não valeria a pena também comprar um vaso novo.

Neste caso, a recomendação é contratar os serviços de encanadores para fazer uma instalação mais adequada.

Caixa acoplada: como evitar vazamentos?

Prevenção 1: Não compre peças de qualidade duvidosa

Tanto a caixa acoplada em si, quanto as peças que a compõem, precisam ser de boa qualidade. Isso evita que se desgastem com mais facilidade, mesmo nos casos de uso constante desse sistema.

Prevenção 2: Não provoque atritos na caixa

Para prevenir vazamentos e avarias em geral na caixa acoplada é fundamental evitar batidas, atritos e qualquer outra coisa que danifique esse reservatório, interna e externamente.

Prevenção 3: Evite uso excessivo da descarga

O uso constante do mecanismo da descarga pode provocar avarias mais cedo do que se imagina, e, por isso, é recomendado usar o sistema da caixa acoplada só quando for necessário.

Prevenção 4: Verificação e manutenção periódicas

A prevenção a vazamentos na caixa acoplada do imóvel também é feita com a verificação constante de possíveis avarias, e isso pode ser feito com a ajuda de encanadores em testes de manutenção periódicos.

Conserto técnico encanador Ligeirinho

Tanto para a instalação, quanto para o reparo de vazamentos na caixa acoplada no caso de constatado que o mesmo esteja gerando irregularidades na fatura, um técnico, encanador ou caçador de vazamentos da Ligeirinho poderá fazer o serviço de maneira rápida e segura.

Inclusive, diversos outros serviços de reparos da rede hidráulica poderão ser feitos para solucionar de vez, como por exemplo, vazamentos na Caixa d'água, caixa acoplada, válvula hydra, cavalete de água de meais lugares.

Oferecemos diversas vantagens e benefícios exclusivos, bem como o laudo técnico e a garantia de conserto de 2 anos em caso de falhas, os quais você poderá conferir através de nossos sites ou lingando para nós.

Contrate-nos, receba um preço justo e comprove!

FAQ: Caixa acoplada

  • De que forma funciona a caixa acoplada?

    A instalação da caixa acoplada é feita com canos diretamente ligados ao vaso sanitário, e quando a descarga é acionada, é despejada a água armazenada no local, que enche novamente até determinado limite.

  • Quais as peças de uma caixa acoplada?

    Seus componentes são torres de entrada e saída, botão de acionamento de descarga, boia, parafuso de fixação e peças pequenas como corrente, obturador ou comporta, e borracha de vedação.

  • Que benefício a caixa acoplada traz?

    A caixa acoplada em banheiros traz mais economia de água e é menos suscetível a avarias em comparação à válvula hydra.

  • Qual a capacidade de armazenamento da caixa acoplada?

    Uma caixa acoplada comporta até 6 litros. O que muda é o acionamento, que se for duplo, pode liberar 3 ou 6 litros na descarga.

  • Quais as dimensões de uma caixa acoplada?

    A caixa acoplada tem, em média, 36 cm de altura, 37 cm de largura e 16 cm de profundidade.

  • Por que caixa acoplada vaza?

    A avaria pode estar na boia que faz o controle do fluxo hidráulico do sistema, ou na vedação da base do reservatório.

  • Como resolver descarga vazando?

    Retire a tampa da descarga, e regule a corda de acionamento ou corrente, verificando se elas estão presas. Verifique também se a boia não estão muito em cima do reservatório. Por último verifique se a válvula de vedação está gasta para fazer a troca dela.

  • De quanto é o desperdício de uma descarga vazando?

    Vazamentos em caixas acopladas podem desperdiçar 1.400 litros de água por dia aproximadamente.