Vazamentos ocultos: um inimigo que pode dar bastante prejuízo

Vazamentos de água ocultos

Vazamentos de qualquer tipo são sempre complicados, pois, por menor que sejam, podem acarretar grandes prejuízos para o proprietário do imóvel, além deles serem fator de risco para as pessoas que moram no local.

E um dos mais graves vazamentos de água é justamente aquele do tipo oculto, que não são vistos a olho nu, e que estão, geralmente, por trás das paredes e debaixo do piso.

Mas, existem métodos eficazes para detectar esse problema, e chamar um encanador profissional para resolver a questão. Vamos saber que dicas são essas?

Diferenças entre vazamentos ocultos e vazamentos visíveis

Diferenças entre vazamentos de água

Pode parecer lógico, mas é importante saber, exatamente, a diferença entre um vazamento e outro, já que as formas de conserto não são as mesmas para cada um deles.

Por exemplo, nos vazamentos visíveis, os problemas surgem em válvulas ou caixas de descarga, em eletrodomésticos (como máquinas de lavar roupa), em itens como o extravasor da caixa d’água, em conexões ou tubulações expostas, e em torneiras, registros e chuveiros.

Já vazamentos ocultos podem acontecer na estrutura do cavalete, e aí é necessário chamar profissionais especializados para resolver a questão, pois não é permitido ao usuário realizar esse tipo de conserto.

Em geral, para resolver vazamentos de água ocultos é necessária a instalação de uma nova tubulação, ao mesmo tempo em que eles só são identificados com precisão por meio de aparelhos de escuta, como o geofone.

Tubulações e conexões enterradas ou embutidas no concreto e na alvenaria também podem apresentar vazamentos ocultos, e aí se faz necessário quebrar essas estruturas para a realização do conserto.

Como deu pra notar, são justamente nos vazamentos de água ocultos que o usuário precisa procurar profissionais qualificados para a realização do conserto. Assim, não se corre o risco de piorar a situação.

Controlando seu consumo de água

Controlando o consumo de água

Para identificar com mais facilidade vazamentos ocultos, é imprescindível observar o seu consumo de água diário por meio de métodos bastante simples.

Por exemplo, você pode realizar a leitura constante do seu hidrômetro. Pra isso, basta ler os algarismo pretos, desprezando todos os demais números. Importante salientar que cada m3 equivale a mil litros.

Para fazer a média de consumo de água mensal, basta pegar a conta do mês anterior, subtraindo a numeração atual pela antiga. Ou seja, você vai ler periodicamente o seu hidrômetro, anotando o número que está indicado no visor e a data, e depois de saber quanto gasta mensalmente, é só dividir esse consumo por 30 e ver quanto você usa de água por dia.

Saber esse detalhe é importante para garantir um controle maior do seu consumo de água, e fazer com que os gastos gerais com água não sejam grandes. Além disso, esse monitoramento garante que você possa identificar vazamentos com mais facilidade.

Os tipos mais comuns de vazamentos de água

Tipos comuns de vazamentos de água

Gotejamentos

Com muita frequência, os vazamentos de água visíveis são mais comuns de acontecerem no extravasor da caixa d’água, em função do mau funcionamento da boia. Isso afeta torneiras, válvulas de descarga ou mesmo a própria caixa de descarga.

Uma dica para identificar esse tipo de vazamento é fazer o chamado texto do copo, no qual você vai fechar o registro do cavalete, e depois abrir a torneira alimentada pela rede. Em seguida, vai aguardar até a água parar de correr, e colocar um copo cheio de água na boca da torneira.

Caso a água desse copo seja sugada é porque deve haver algum vazamento interno (ou oculto).

Há também o teste do hidrômetro, no qual você vai manter o registro do cavalete aberto, e depois fechar todas as torneiras da casa e não usar o sanitário. Feche também todas as torneiras de boias das caixas, não deixando que a água entre.

Em seguida, marque a posição dos mostradores menores do hidrômetro, e depois de mais ou menos uma hora veja se eles se moveram. Em caso positivo, pode haver no local um vazamento no ramal interno do imóvel.

Instalação alimentada pela caixa d’água

Para descobrir se há vazamentos desse tipo na sua residência, comece fazendo mais um teste bem simples, fechando todas as torneiras da casa e não fazendo uso do sanitário. Depois prenda a boia da caixa, impedindo que entre água.

Marque em qual nível a água se encontra na caixa, e depois de uma hora, veja se a quantidade de água baixou. Se sim, é provável que pode estar havendo vazamento na canalização, nas torneiras ou nos sanitários que são alimentados pela caixa d’água.

Tem também o chamado teste das cinzas, em que você joga cinzas (mas também pode ser pó de café), e ver se elas se depositam no fundo no vaso (a tendência normal). Se as cinzas ou o pó de café forem sugados é sinal de que está havendo um vazamento na válvula ou caixa de descarga.

Inclusive, nas bacias onde a saída da descarga for virada para trás (na direção da parede), o teste deve ser feito esgotando a água. Caso a bacia acumule água de novo, talvez haja algum vazamento oculto na válvula ou na caixa de descarga.

Cisternas de edifícios

Para identificar vazamentos de água ocultos nesse tipo de local, o teste que você vai fazer é, primeiramente, fechar o registro de saída da cisterna do edifício. Depois, prenda a boia da cisterna complemente, impedindo que a água entre.

Em seguida, marque o nível de água no reservatório de água, e após uma hora verifique se o nível baixou ou não. Caso tenha baixado, é sinal de vazamento na cisterna.

Principais causas de vazamentos ocultos

Pressão alta de água

Todo e qualquer sistema de encanamento possui um limite de pressão suportado. Por isso que se a pressão da água estiver muito alta, isso pode causar vazamentos nas conexões dos tubos e partes mais suscetíveis, com canos podendo até mesmo estourar. Quando isso ocorre o regulador de pressão pode estar desajustado.

Negligência em reparos anteriores

Quando ocorrem reparos mal feitos, especialmente em tubulações de PVC, isso também pode ocasionar danos na encanação do local, provocando vazamentos ocultos dos mais diversos. Fazer furos nas paredes podem causar esse tipo de problema.

Corrosão

Boa parte das encaneções possui partes metálicas com tratamentos que são anticorrosivos, porém, com o passar do tempo, esses tratamentos perdem sua eficácia e ocorre a deterioração do metal. Essa corrosão pode rachar, furar e até mesmo afrouxar o encanamento do sistema de sua casa.

Idade e desgaste das peças em geral

Todo e qualquer material de encanamento envelhece com o tempo, ficando mais propensos e danos e vazamentos em geral. Conexões se soltam com o passar dos anos, perdendo sua flexibilidade. Portanto, é mais provável que encanamentos antigos apresentem mais vazamentos ocultos do que materiais novos.

Perigos dos vazamentos de água ocultos

Perígos de vazamentos de água

Talvez o primeiro dos prejuízos que você tenha com vazamentos ocultos, e que rapidamente irá perceber, é o aumento da conta de água. Caso perceba que essa conta está mais alta que o normal, é sinal de que alguma coisa está errada com a sua encanação.

A probabilidade de estar acontecendo um vazamento oculto de onde você menos espera é grande, e para saber exatamente onde está o problema, o mais recomendado é contratar uma empresa especializada para resolver a questão.

Fora isso, ao deixar um vazamento oculto de mão, você estará contribuindo para a falta d’água na região, pois, mesmo que seja uma simples fissura, um vazamento é um desperdício enorme de água.

Tem, claro, a possibilidade de comprometer a estrutura do imóvel como um todo, colocando em risco a vida de seus ocupantes, seja por conta de desabamento de alguma estrutura, seja por conta do mofo que isso provoca nas paredes, comprometendo a saúde respiratória das pessoas.

Até mesmo porque mofo e bolor, via de regra, proliferam-se em locais com muita umidade, e como vazamentos ocultos não deixam uma determinada área secar. Portanto, quando perceber uma determinada parte da casa minimamente úmida é hora de tomar uma providência.

E é bom lembrar também de infestações de pragas que podem acontecer nessas situações, já que muitas preferem locais bastante úmidos. Na prática, a umidade amolece diversos tipos de materiais, o que facilita para muitas pragas comerem e escavarem determinados locais da casa.

Ou seja, um vazamento oculto pode causar inúmeros transtornos (alguns bem graves), e cabe ao dono do imóvel providenciar um conserto imediato do problema para que esses problemas não se transformem em algo bem pior.

Contratação de serviços de caça vazamentos

Serviços de caça vazamento

Ao contratar uma empresa especializada em conserto de vazamentos, você terá a garantia de que a questão será resolvida com a rapidez necessária, já que os profissionais que trabalham nela fazem uso de equipamentos modernos, como o geofone, que detectam

qualquer mínimo vazamento, por mais escondido que ele esteja.

Porém, este é apenas um dentre outros aparelhos que podem auxiliar na detecção de vazamentos ocultos, e que facilitam o trabalho desses especialistas. Além, é claro, de impedir a necessidade de quebrar paredes e pisos para identificar o vazamento.

Prevenir e consertar vazamentos ocultos é extremamente necessário para que o seu imóvel esteja sempre em perfeitas condições, e, por isso, chamar profissionais qualificados é a melhor alternativa.

CAÇA VAZAMENTOS NA SUA REGIÃO, ÁGIL E COM RESPEITO

Caça Vazamentos Zona Leste, Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste e São Paulo Capital.

(11) 2879-9700 Ligue Agora ou Conecte pelo Whatsapp (11) 97084-1278
 
Caça Vazamentos na Região

Prestação de serviços em todas as regiões de São Paulo e Capital.

Agilidade no Serviço

Agilidade na chegada, detecção e reparo do local com vazamento de água.

Respeito ao Cliente

Nossas soluções são executadas priorizando e respeitando nossos clientes.