Erros Comuns em Reformas Hidráulicas dos Imóveis - Caça Vazamento

Conheça os erros mais comuns em reformas hidráulicas de um imóvel e saiba o que fazer para não cometê-los. Entenda quais são estes erros: reformas mal planejadas, focar em estética e não estrutura, fazer uso de apenas um registro de água, não escolher bem tubos e conexões, realizar medições incorretas entre pontos de água, fechar parede sem testar o encanamento de água, esquecer de guardar o plano de instalação hidráulica e muito mais.

Erros mais comuns nas reformas hidráulicas de um imóvel

Reformas hidráulicas do imóvel

Fazer reformas nas instalações hidráulicas do seu imóvel é fundamental para garantir não somente um abastecimento de água regular, como também serve como uma prevenção eficaz contra possíveis vazamentos e infiltrações.

Porém, esse tipo de reforma exige bastante atenção, pois qualquer erro pode prejudicar as instalações do local de um jeito que você tenha que gastar mais e ter trabalho redobrado. Afinal, nem todo mundo tem conhecimento necessário sobre partes hidráulicas, tubulações, registros, etc.

Por isso, é sempre bom conhecer os erros mais comuns quando o assunto é esse tipo de reforma, pra que depois não venha a ter dificuldades maiores, e acabe tendo mais transtornos do que o previsto.

Falar com o profissional sem entender como a reforma será feita

Canos de água da rede hidráulica

Realmente ninguém é obrigado a saber a respeito de detalhes relacionados à área hidráulica, porém, quando você for conversar co o profissional que irá fazer a reforma, você não pode se ater apenas aos pontos de água do imóvel sem entender como o trabalho do encanador será realizado.

Afinal, os exemplos de reformas mal feitas são muitos, desde tubulações mal posicionadas que geram água fria, até a má qualidade dos canos, visto que eles ficam dentro da parede. Ou seja, mesmo que você seja leigo no assunto, seria interessante saber quais tipos de tubos serão usados em seu imóvel, por onde eles irão passar e como testá-los.

Outra dica é sempre comprar conexões apropriadas para as encanações, não permitindo que tubos de água fria, ou mesmo as dobras das encanações sejam feitas com fogo para derreter o material em questão.

Preocupar-se apenas com a beleza de louças e torneiras em geral

Equipamentos que contribuem com a ecônomia de água

Ok, é tentador querer que as instalações externas do seu imóvel fiquem com uma estética bonita, mas, somente essa questão não deve ser levada em consideração na hora da compra desse material.

O próprio profissional contratado é capacitado para orientar o usuário qual o melhor tipo de material que ele pode comprara para garantir um rendimento mais adequado após a reforma. Afinal, não adianta a peça ser apenas bonita, mas ser inadequada para uso no dia a dia.

Mesmo que seja simples, portanto, esse é um dos erros mais comuns nas reformas hidráulicas por aí.

Um bom exemplo disso é se você precisar comprar uma ducha. Para esse tipo de peça, é necessário saber qual a altura entre a caixa d’água e o ponto de instalação propriamente dito. O bom é que nas embalagens das duchas há sempre a indicação dessa distância para facilitar as coias.

E é sempre bom salientar que os fabricantes oferecem garantia ao usuário contra defeitos de fábrica, e não quando se trata de erros de instalação e manutenção.

Fazer uso de apenas um registro para todo o imóvel

Uso de registro de água

É importante ressaltar que o ideal é ter um registro em cada ambiente de sua residência, ou seja, em banheiros, áreas de serviço, cozinhas, etc.

Isso é fundamental porque se houver algum problema num local específico de uma das instalações da casa, você pode fechar apenas o registro do lugar, sem precisar ficar sem água no restante da residência.

Só lembrando também que existem alguns tipos diferentes de registros, como o de gaveta (cuja função é trabalhar totalmente aberto ou totalmente fechado) e o de pressão (que faz o controle do fluxo de água em um ponto de utilização).

Cabe tirar todas as dúvidas com seu encanador, e saber qual registro é o mais indicado para cada cômodo da sua residência e da sua casa como um todo.

Ficar desatento quanto à marca do fabricante de tubos e conexões

Tubos e conexões de água

Peças como tubos e conexões hidráulicas podem parecer todas iguais numa olhada rápida, mas, acredite: há algumas diferenças gritantes entre uma marca e outra.

Por exemplo: utensílios de marcas diferentes podem não encaixar entre si, fazendo com que você tenha a necessidade de comprar outras peças que sejam da mesma marca, gastando mais do que deveria.

Ou seja, não é uma questão de qualidade em si (claro, se quiser algo de qualidade, sempre é bom comprar de uma marca consagrada no mercado, gastando um pouco mais), porém, se você escolheu inicialmente uma, tem que seguir com ela com os tubos e conexões por toda a casa.

Portanto, é necessário ficar atento na hora da compra para adquirir peças que sejam compatíveis entre si. No geral, caso possa, prefira sempre marcas com bastante qualidade e que tenham certificação.

Pegar e guardar peças como tubos e conexões de qualquer jeito

Um dos erros mais comuns nas reformas hidráulicas é pegar as principais peças que serão usadas e guardá-las de qualquer jeito, correndo o risco de sofrerem danos antes mesmo de serem utilizadas na obra.

O ideal é que tubos sejam guardados na posição horizontal, pois isso evita que um exerça pressão sobre o outro (em caso de serem muitos). Já as conexões devem ser guardadas em sacos ou caixas para não pegarem sujeira, e ficarem difíceis de serem usadas depois, especialmente na hora da vedação.

Todo esse material, inclusive, precisa ficar reservado em um local sombreado (para evitar que ressequem), sem que o sol bata diretamente nele.

Realizar medições incorretas entre os pontos de água

Medições incorretas entre os pontos de água

Entre os erros mais comuns nas reformas hidráulicas, um dos mais sérios é não fazer direito a medição de espaços que irão definir o posicionamento dos pontos de água na residência. Este problema é especialmente comum com lavatórios e privadas em geral.

Neste último caso, por exemplo, é necessário conversar bem com o profissional que irá fazer a reforma para definir com antecedência o local da louça.

Além disso, é necessário deixar um bom espaço para quem for fazer uso da pia e do sanitário (além de ter que haver uma boa distância para abrir e fechar a porta, claro). O ideal é que o vaso sanitário tenha uns 20 cm livres em cada uma de suas laterais.

Ou seja, sãos detalhes fundamentais na hora de fazer qualquer reforma hidráulica no seu imóvel.

Fechar a parede antes mesmo de testar o encanamento de água

Parede fechada com encanamento de água

Fazer testes preliminares é importante para saber se as tubulações de água em geral estão funcionando perfeitamente, e isso deve ser feito antes mesmo do profissional que está realizando a reforma fechar a parede.

Além disso, testes precisam ser feitos antes da instalação de peças, como torneiras, privadas e chuveiros. Esse cuidado garante que tubos e conexões não estão com algum foco de vazamento, prejudicando depois toda e estrutura do local.

O recomendável é o profissional colocar um plug tampando todos os locais de saída de água, e depois abrir o registro por cerca de 24 horas. Importante observar se a caixa d’água está cheia antes de começar esse teste. Assim, dá pra perceber se há ou não pontos de vazamento, tendo a possibilidade de consertá-los de imediato.

Em casão de haver vazamento, o correto é refazer todo o trecho avariado com peças de conexão que sejam devidamente apropriadas. Então, o mesmo teste terá que ser refeito para garantir que o problema tenha sido devidamente resolvido.

Apenas depois disso, é que as paredes e pisos poderão ser fechados.

Não guardar o plano de instalação após a reforma concluída

Para qualquer reforma hidráulica feita, é necessário que haja um plano de instalação, que é meio que um projeto de como a reforma foi realizada, passo a passo.

Afinal, após a obra concluída, os canos ficam por detrás de paredes e pisos e podemos, eventualmente, esquecer por onde passam. Esse projeto (ou planta) da reforma hidráulica garante que você tenha esse tipo de informação sempre em mãos.

Nesse caso, dá até pra combinar com o encanador tirar fotos das paredes e do chão, ainda com os tubos à mostra. Não ter essa informação básica é uma limitação ruim, pois, caso sejam necessários reparos futuros, você precisará saber onde estão as tubulações de água, e em que locais específicos esses reparos terão que ser feitos.

Esquecer pontos de saída de água (especialmente para aparelhos e torneiras)

Pontos de saída de torneiras

Outro dos erros comuns em reformas hidráulicas é não saber os principais pontos de abastecimento de certos cômodos, especialmente da cozinha e do banheiro.

Por exemplo: digamos que a sua cozinha está com um ótimo revestimento na parede da pia, do jeito que você queria, mas então lembra que quer colocar um filtro na mesma parede, mas não deixou nenhum ponto hidráulico de conexão.

Nesse caso, ou você quebra tudo de novo, ou fica sem filtro.

Ou seja, pensar bem onde estão os principais pontos de abastecimento desses cômodos é essencial para fazer qualquer reparo ou inclusão de peças posteriores, como uma nova torneira no quintal.

Outra questão da qual você precisa lembrar quando se trata de reformas hidráulicas é que a altura das torneiras instaladas na bancada é diferente das que saem diretamente pela parede. Escolher bem o tipo de cuba ajuda a não errar essa medida, que é importante.

No geral, como se vê, é preciso ficar atento a esses detalhes de qualquer reforma hidráulica para garantir que tudo ocorra da maneira que quer, evitando quebrar novamente paredes e piso, gastando mais do que o necessário, e até negligenciando a presença de vazamentos no local.

CAÇA VAZAMENTOS NA SUA REGIÃO, ÁGIL E COM RESPEITO

Caça Vazamentos Zona Leste, Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste e São Paulo Capital.

(11) 2879-9700 Ligue Agora ou Conecte pelo Whatsapp (11) 97084-1278
 
Caça Vazamentos na Região

Prestação de serviços em todas as regiões de São Paulo e Capital.

Agilidade no Serviço

Agilidade na chegada, detecção e reparo do local com vazamento de água.

Respeito ao Cliente

Nossas soluções são executadas priorizando e respeitando nossos clientes.