Dicas para Evitar Vazamentos de Água em Condomínios, Apartamentos, Comércios e Residências

Use estas Dicas para evitar vazamentos de água em condomínios, apartamentos e residências. Saiba como evitar vazamentos de água, evite vazamentos com aparelhos de detecção de vazamentos, resolva infiltrações, tome cuidado com perfurações em paredes e pisos, veja os sinais de vazamentos em torneiras ou pelo registro, faça vistorias especializadas e muito mais.

Como evitar vazamentos em condomínios

Como evitar vazamentos de água

Administrar condomínios requer muitas responsabilidades, afinal, não é o mesmo que morar num casa, por exemplo, onde você só tem um único imóvel para se preocupar. Contudo, o uso consciente de água precisa ser feito não só em casas, quanto em prédios, pois se falta água num condomínio, falta pra ente, e causa grandes transtornos.

Porém, não é tão difícil assim evitar vazamentos e falta d’água nesses lugares. Existem algumas dicas para muito boas, e que podem evitar uma série de transtornos (inclusive, que não vão incomodar os vizinhos de qualquer apartamento que seja).

Vamos saber algumas dessas dicas?

Investimento em tecnologia de detecção de vazamentos

Investimento em tecnologia de detecção de vazamentos

É verdade que certos investimentos custam um pouco caro, mas, em longo prazo, eles valem a pena, pois garantem um melhor desempenho do sistema no qual você se dedicou a melhorar para os seus condôminos, e evitam vazamentos de água de maneira muito boa.

Dê preferência a aparelhos que sejam economizadores. Existem diversos tipos no mercado, e são colocados estrategicamente nas unidades de consumo a nas áreas mais comuns dos apartamentos.

Outra fora eficaz de evitar vazamentos de água em condomínios usando tecnologia é realizar diagnósticos nas instalações, especialmente se o condomínio for bastante antigo. Também existem aparelhos modernos que captam com mais facilidade a existência de vazamentos de água.

É preciso tomar ciência também de que existem alguns pontos nos imóveis que são campeões de desperdícios, como descargas e chuveiros. Se o prédio for antigo, pior ainda. Portanto, substitua os sistemas de descarga e bacias por caixas acopladas com acionamento duplo.

E, por fim, programe a leitura diária dos hidrômetros, pois isso pode identificar vazamentos de água em algum apartamento, e ainda ajudar a mudar alguns hábitos de consumo.

Infiltrações totalmente resolvidas

Infiltrações totalmente resolvidas

Em casas comuns, infiltrações são um transtorno que pode gerar prejuízos imensos, inclusive, com problemas à saúde de seus moradores (por conta da existência de mofo e bolor nas paredes) e de segurança (pois compromete as estruturas do imóvel). Então, imagine os transtornos que infiltrações podem causar em condomínios.

Pois bem, assim que alguma infiltração seja localizada em num dos apartamentos (por menor que seja), é necessário chamar ume empresa especializada para garantir o conserto do problema o mais rápido possível.

Inclusive, boa parte das infiltrações provocadas por vazamentos se devem a tubulações muito antigas, feitas de ferro, e que se deterioraram com o tempo. Com o rompimento, provocam vazamentos internos, e o transtorno pode ser generalizado.

Por sinal, fique bem atento a essa questão da idade do prédio, pois quanto mais velho ele for, é mais garantido que ele venha a apresentar esse tipo de problema. Então, por isso mesmo, vistorias constantes são ais do que necessárias.

Cuidado com perfurações acidentais em paredes ou pisos

Cuidado com perfurações acidentais em paredes ou pisos

Se prédios antigos pode causar transtorno com relação a vazamentos por conta do desgaste de sua encanação, os mais novos também podem apresentar problemas, já que uma simples perfuração no lugar errado pode ocasionar um microvazamento, que, com o passar do tempo, pode ser muito prejudicial.

Até mesmo se algum dos condôminos faz algum tipo de reforma recente, isso tem que ser levado em consideração caso seja identificado algum vazamento que antes não tinha. Fora ainda que alguns desses danos podem acontecer pela simples instalação de um armário, ou qualquer outro móvel ou utensílio no apartamento.

Quando isso acontece, a água escorre pela tubulação e invade a alvenaria do local, podendo, assim, afetar diversas unidades, e até outros apartamentos. Cabe supervisionar caso algum dos condôminos precise fazer alguma instalação ou reforma para evitar esse tipo de problema.

Torneiras e registros podem dar sinais de vazamentos

Torneiras e registros com sinais de vazamentos

Para evitar vazamentos de água em condomínios é preciso ficar atento a todos os cômodos dos apartamentos, e em cada utensílio que utilize água. Entre os objetos mais comuns que podem demonstrar que o lugar está com esse problema podemos destacar as torneiras e os registros.

Sabe aquelas torneiras que, muitas vezes, não param de pingar? Pois bem, isso não é nem um pouco normal. Pode ser apenas uma simples peça de vedação que precisa ser trocada, como também pode ser um vazamento interno que necessita ser consertado com urgência.

Além disso, torneiras e registros são utensílios que, como qualquer outro, desgastam-se com o tempo, e isso pode ocasionar danos nas tubulações. O uso contínuo e a falta de manutenção de certos objetos pode, portanto, custar bem caro depois.

Vistorias frequentes nas áreas comuns do condomínio

Vistorias frequentes nas áreas comuns do condomínio

Prevenir é sempre melhor do que remediar, não tem jeito. E quando se fala em vazamentos e infiltrações que podem acometer condomínios, é preciso ficar mais atento ainda. Com o dia a dia de gente entrando e saindo do prédio, síndico, zelador e pessoal da limpeza precisam observar sempre e sempre se algo de errado está acontecendo no local.

Até mesmo porque, mesmo com todos os protocolos de procedimentos sendo seguidos à risca, uma ou outra manutenção pode passar despercebida, e isso pode ser crucial na hora de evitar vazamentos de água em condomínios.

Uma das recomendações mais básicas em relação a isso é ficar de olho nas áreas contíguas aos reservatórios de água, por exemplo. Esses não podem ser locais usados para guardar entulhos ou objetos para descarte, pois sujam contaminam e danificam esse sistema do condomínio.

Inclusive, é bastante comum também haver ruídos e trepidações por conta de variações na pressão e na variação do sistema hidráulico do local. É o tipo de problema que certamente causa problemas nas válvulas e juntas desse tipo de sistema.

Por isso, o síndico tem total autonomia para vistoriar nos apartamentos barriletes, torneiras, registros e válvulas de descarga, e constatar se alguns desses utensílios apresentam problemas, principalmente por tempo de uso.

Contratar uma empresa especializada para ajudar nas vistorias

Contratar uma empresa especializada

Alguns problemas em condomínios nem sempre são detectados logo de cara a origem deles, muitas vezes, sendo necessário um especialista para localizar o foco do problema e resolvê-lo. Por isso, é sempre bom chamar uma empresa caça-vazamentos para verificar alguns pontos no condomínio que você gerencia.

São essas empresas, por exemplo, que dirão se é preciso reformar completamente o barrilete, substituir a tubulação de água fria em ferro fundido com cobre, canalizar e pressurizar para o térreo a água das nascentes que vertem para o subsolo (já que isso pode servir para regar jardins e lavar pisos).

Essas empresas também podem mostrar quando é hora de mudar o sistema de circulação de água quente central, pois isso evita a perda de calor, além de trocar todas as prumadas de água por cobre e ainda impermeabilizar os reservatórios do local.

Só lembrando que a empresa para fazer este último serviço preciso ser especialista nisso, pois a impermeabilização tem que ser feita com a máxima garantia e segurança.

Manter em dia os procedimentos essenciais de manutenção

Manter em dia os procedimentos essenciais de manutenção

Alguns procedimentos são fundamentais para garantir que vazamentos não venham a ocorrer no condomínio, ou, pelo menos, que demorem bastante a acontecer. Entre esses procedimentos, podemos destacar o seguinte:

  • Limpar e desinfetar as caixas d’água cada 6 meses, ou quando forem localizados corpos estranhos ou alterações no aspecto da água que vem delas.
  • Limpar as válvulas reguladoras de pressão todos os anos.
  • Substituir os componentes internos das válvulas reguladoras de pressão, pelo menos, a cada 3 anos, e obviamente seguindo as orientações dos fabricantes desses utensílios.
  • Substituir as canalizações de ferro (pois estas se oxidam bastante) por tubulações que sejam de cobre.
  • Observar as vibrações e ruídos que podem indicar algum tipo de problema no rolamento.
  • Revisar com regularidade as bombas do poço de escorva, pois estas captam as águas pluviais no último subsolo. A limpeza deles deve ser feita sempre que apresentarem sinais de acúmulo de sujeiras internas.

Colocar em prática as normas da ABNT

Normas abnt regulamento bom uso de agua

Existem regras da ABNT que regulam exclusivamente o bom funcionamento de sistemas hidráulicos, especialmente em locais como condomínios. A maior parte dessas regras fala especificamente de inspeção e manutenção periódicas dos sistemas prediais.

Podemos citar as seguintes:

  • NBR 5626:1998 – Instalação predial de água fria.
  • NBR 7198:1993 – Projeto e execução de instalações prediais de água quente.
  • NBR 8160:1999 – Sistemas prediais de esgoto sanitário – projeto e execução.
  • NBR 15527:2007 – Aproveitamento de água de chuva de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis.
  • NBR 15575:2013 – Edificações habitacionais – Desempenho.
  • NBR 5674:2012 – Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção.
  • NBR 14037:2011 – Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações – Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos.

Como se vê são regras básicas, e que, na prática, muitos condomínios fazem, às vezes, sem ter o conhecimento dessas normas. No entanto, caso você seja síndico, é imprescindível saber dessas regras para garantir que tudo esteja no seu devido lugar.

Assim, você terá como evitar vazamentos em condomínios de maneira mais simples e sem grandes problemas.

CAÇA VAZAMENTOS NA SUA REGIÃO, ÁGIL E COM RESPEITO

Caça Vazamentos Zona Leste, Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste e São Paulo Capital.

(11) 2879-9700 Ligue Agora ou Conecte pelo Whatsapp (11) 97084-1278
 
Caça Vazamentos na Região

Prestação de serviços em todas as regiões de São Paulo e Capital.

Agilidade no Serviço

Agilidade na chegada, detecção e reparo do local com vazamento de água.

Respeito ao Cliente

Nossas soluções são executadas priorizando e respeitando nossos clientes.